Organizar-se é o primeiro passo para a conquista de qualquer objetivo, seja ele relacionado a estudo ou não. Entretanto, nem sempre conseguimos fazer isso de maneira ideal.

A falta de organização pode gerar inúmeros obstáculos na trajetória rumo a uma meta. Se você percebe que ainda não desenvolveu uma rotina que inclua hábitos organizacionais, esse é o momento para refletir sobre suas ações.

A seguir, discutiremos sobre a importância de se manter organizado(a) e como fazer para melhorar sua capacidade de se organizar.

Tenha em mente as consequências de uma rotina desorganizada

Iniciar a trajetória para o cumprimento da um novo objetivo é, sem dúvidas, algo muito empolgante e motivador. Porém, muitas vezes esquecemos que é necessário nos organizar e pulamos essa etapa obrigatória para o desenvolvimento de qualquer projeto pessoal ou profissional.

O estabelecimento de um plano de atividades/trabalho ou um cronograma é crucial para a definição de o que fazer primeiro, quando fazer e de que forma fazer. Entretanto, a falta de organização pode pôr a perder até mesmo o melhor dos planejamentos.

Fatores como atrasos na realização de tarefas, acúmulo de afazeres, ansiedade, estresse e o sentimento de “poderia fazer melhor” podem ser sintomas da falta de organização no desenvolvimento de um projeto.

Vantagens de manter uma rotina organizada

Com uma rotina organizada, as tarefas não ficarão acumuladas e nem serão deixadas para última hora, ou seja, seu tempo será muito mais bem aproveitado.

A otimização de seu tempo, por sua vez, proporcionará mais momentos livres. Até mesmo os pequenos intervalos são bem-vindos em momentos de estresse. Além disso, você terá mais tempo para lazer, atividades físicas ou artísticas, ou uma margem mais confortável para conciliar os imprevistos que porventura apareçam e ameacem o seu planejamento e cronograma, como por exemplo um mal-estar ou doença.

É certo de que para obter sucesso é necessário esforço, mas não sacrifício. Mantendo-se organizado(a), seus momentos de estudo serão muito mais proveitosos, com menos falhas e conteúdos atrasados, proporcionando uma rotina mais tranquila e com menos estresse.

Por onde começar

Portanto, até aqui já é fácil de perceber que todo seu desempenho será prejudicado com a falta de organização, certo? Se você não sabe por onde começar, vamos dar algumas dicas de como fazer para melhorar.

Analise sua rotina

Primeiramente, realize uma análise geral de sua rotina. Envolva todas as tarefas cotidianas desempenhadas durante a semana, como seus momentos de lazer, exercícios, descanso, saúde entre outros. Depois disso, considere todas as suas atividades necessárias para o êxito de seu objetivo (é importante ser o mais detalhista possível, tanto às suas obrigações quanto às suas atividades rotineiras.)

Em seguida, organize-as de maneira que você consiga cumpri-las, dando prioridade às julgadas por você mais importantes alcançar sua meta.

Clique aqui e saiba mais sobre como fazer uma análise de rotina completa em um artigo que preparamos exclusivamente para isso.

Essa análise tem o objetivo de promover um melhoramento contínuo em sua rotina, visando aprimorar sua organização, disciplina, tomadas de decisão definição de novas metas e limites a serem seguidos.

Saiba quais são os fatores internos e externos que influenciam em sua rotina

É importante pensar sobre os fatores que possam interferir na sua rotina, tanto os fatores internos quanto os externos. Estes últimos são cruciais, já que muitas vezes fogem ao seu controle.

A seguir, analise quais desses fatores são prejudiciais. É menos complicado alterar os fatores internos, tais como maus hábitos ou problemas de disciplina. Na maioria das vezes, problemas vindos de seu ambiente interno podem ser corrigidos por você, sem precisar da ajuda de terceiros.

Mas como proceder em relação a um fator externo sobre o qual você não exerce influência? A melhor solução é encontrar uma forma de contornar o problema. Por exemplo, se você perde um número considerável de horas de seu dia se deslocando de um local para o outro, que tal tentar encontrar uma maneira de aproveitar esse tempo? Se você utiliza transporte público, leia um livro enquanto está se locomovendo. Outra alternativa é ouvir um podcast sobre uma matéria importante enquanto você está no trânsito ou caminhando para chegar até em casa.

Uma forma interessante de ter essa perspectiva é fazendo uma análise SWOT. A matriz SWOT consiste na análise de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, englobando praticamente todos fatores internos e externos presentes em sua rotina.

Acabe com o hábito da procrastinação

Muitos estudantes são afetados por este hábito vicioso, que é um dos maiores vilões quando se quer otimizar o tempo. Portanto, minimizar a procrastinação é algo muito relevante para organizar sua rotina de modo geral.

Diferente do que muitos pensam, a procrastinação não acontece somente devido à preguiça. Muitos outros fatores influenciam diretamente na frequência em que este hábito ocorre na vida de estudantes.

Se você é um “procastinador”, tenha em mente que esse hábito é algo muito prejudicial e não será mudado completamente do dia para noite. Portanto, medidas precisam ser tomadas para mudar essa situação. Clique aqui para saber mais dicas valiosas para sanar este problema.

Com todas as informações levantadas até aqui, pode-se concluir que a organização é uma das, senão a característica mais importante para conquistar qualquer objetivo, seja ele relacionado a estudos ou não. Então, faça dela sua aliada e utilize o conteúdo mostrado neste artigo para aproveitar melhor seu tempo e otimizar seus resultados enquanto estiver estudando ou trabalhando em um projeto pessoal!

Acesse nosso blog para ler outros artigos como este!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *