O verão chegou e junto com ele a melhor e maior festa de todas para os Brasileiro e para alguns do mundo. Mas para curtir essa festa com segurança e na companhia do nosso amigo peludo, precisamos adotar alguns hábitos! Então vamos para as principais dicas para você curtir a folia com a presença do seu melhor amigo!!

Diferente de nós os cães e gatos não tem glândulas sudoríparas capazes de manter o corpo refrigerado de forma adequada, por isso é muito comum vermos os cães ofegantes de língua de fora em dias muito quentes. Assim se faz necessário evitar passeios e locais sem sombra nos horários onde a radiação solar é muito intensa, das 10 as 16 horas. Outra coisa que devemos evitar são roupas muito quentes e fechadas e focinheiras de nylon e que não permita essa troca de calor pela respiração.

Isso não significa que devemos deixar de levar nosso melhor amigo para passeios! Além do cuidado com a temperatura e radiação solar, temos que cuidar muito com a alimentação e a ingestão hídrica. Sempre deixe água disponível tanto em casa quanto na rua, não esqueça de colocar uma garrafinha de água na bolsa para passeios longos e ou distantes de casa. Uma dica para deixar a água sempre fresquinha em casa é optar por potes e bebedouros de louça ou barro. Outra coisa bem legal e que eles amam, são cubos de gelo, além de deixar a água sempre fresca fica muito mais divertido.

Alimentos úmidos como sachês e latinhas são mais que apropriados para manter a hidratação dessa galerinha, além de que eles adoram. Hoje no mercado existem diversas marcas e sabores, basta você encontrar qual seu amigão mais gosta, além do formato em sachê ser muito prático para passeios. Mas não exagere na quantidade, como tudo na vida, tudo em excesso não faz bem a ninguém e também pode deixá-los um tiquinho acima do peso, o que não é legal principalmente nessa época do ano. Então se você tem dúvida na quantidade procure um médico veterinário para poderem juntos adequar melhor essa dieta.

Nunca devemos deixá-los presos dentro do carro sozinhos, nem mesmo se for rapidinho. A temperatura interna do carro pode aumentar muito e em pouco tempo, muitas das vezes essa oscilação de temperatura pode ser fatal para animais de companhia e crianças. Então sempre leve guias para que eles possam acompanhá-los ou deixe-o no carro com um responsável e vidros abertos.

Outra coisa que ajuda muito é o uso de ventilador, janelas abertas e ar condicionado, assim o ambiente sempre se mantém fresco e agradável. Mesmo assim muitos cuidados devem ser tomados. Pelos longos podem enroscar facilmente nas hélices do ventilador e causar danos às vezes irreversíveis e muito dolorosos. Se você mora em apartamento o ideal é que seja colocado telas de proteção nas janelas para assim seu cãozinho e ou gatinho possa ficar curtindo um arzinho ou até mesmo apreciando a vizinhança. O uso de umidificador para o ambiente se faz necessário em qualquer situação mesmo que chova todos os dias, manter o ambiente úmido é muito importante principalmente quando se faz uso do ar condicionado.

Gostou das nossas dicas de verão?
Então bora colocar a fantasia, água e uma sachê na bolsa e curtir a Folia com seu amigo peludo de bigodes!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *