Neste artigo refletiremos sobre o que é a procrastinação, quais são suas causas e como fazer para superar este hábito vicioso.

O que é

Em poucas palavras, a procrastinação é o hábito de deixar tarefas importante para a última hora. Quando você tem um evento importante, como uma prova ou trabalho da faculdade, e deixa para estudar no dia anterior, isso é um ato de procrastinação.

 

Isso ocorre porque nosso cérebro tende a dar preferência para coisas prazerosas e divertidas na qual dificilmente, aquele relatório acadêmico sobre bioquímica entrará.

Causas

Diferente do que muitos pensam, a procrastinação não acontece somente devido à preguiça. Muitos outros fatores influenciam diretamente na frequência em que este hábito ocorre na rotina de estudantes

Quando estamos na escola, sempre há alguém – professores ou familiares – cobrando para que nossos deveres sejam feitos. Portanto, desde o ingresso no sistema de ensino nos acostumamos com a ideia de precisar fazer algo, justamente por ter alguém cobrando isso de nós. Quando ingressamos na faculdade, nos deparamos com um ambiente novo, com novas obrigações, mas sem ninguém para nos cobrar quanto a elas. Na educação básica não somos ensinados a fazer nossas tarefas pelo simples motivo de elas precisarem ser feitas, e isso pode ser visto como uma falta de disciplina.

Insegurança e perfeccionismo também são fatores que levam estudantes à procrastinação, devido à exigência de uma performance impecável e medo de falhar. Esse sentimento de insegurança pode resultar no ato de procrastinar.

O que fazer para parar de procrastinar

Na maioria das pessoas, procrastinar resulta em muita frustração, já que após concluir sua tarefa, um sentimento constante de “poderia ter feito melhor” vem à tona.

Se você tem esse hábito, é importante procurar meios para corrigí-lo. A seguir daremos algumas sugestões que podem lhe ajudar.

1 – Saiba o que te dá motivação

Objetivos futuros podem ser seus aliados nos momentos em que você precisa manter o foco.

Tire um tempo para pensar sobre isso e lembre-se deles enquanto estiver estudando.

Se um de seus objetivos for ser aprovado(a) em um programa de residência, por exemplo, escreva-o em um lugar de fácil visualização para servir como um incentivo a mais para manter o foco.

2 – Tome cuidado com as distrações

Provavelmente, você já sabe que para manter o foco é necessário minimizar o máximo possível de distrações.

Para isso, não basta apenas ficar longe de seu celular e computador. Manter um ambiente de estudos limpo e organizado também é importante para que não ocorra nenhum desvio de foco enquanto você estiver tentando ser produtivo(a).

3 – Organize sua rotina e crie um ciclo de estudos

Essa é uma dica bastante simples e fácil de ser colocada em prática. Com planejamento, você desenvolverá um senso de urgência para fazer suas tarefas. Isso pode ser de grande ajuda se você tem o hábito de procrastinar.

Portanto, é importante fazer a divisão desse planejamento em duas etapas. A primeira se trata de uma análise de rotina, em que você deve considerar todas as atividades que demandam tempo em sua rotina e organizá-las de maneira prática. A segunda consiste na construção de um ciclo de estudos, uma alternativa interessante para estudantes que se difere do método de organização tradicional em cronograma/agenda.

Clique aqui para saber como construir um ciclo de estudos adequado.

4 – Segmente seus objetivos

Segmentar seu objetivo principal em tarefas menores, e mais importante, possíveis de serem concluídas, também servirão de incentivo para concluir tarefas pendentes.

Se você definir que é necessário se comprometer mais com uma determinada matéria, proponha-se a estudar um capítulo por semana e fazer um resumo do que foi lido. Isso vai torná-la uma tarefa menor e mais simples de ser cumprida, concorda? Após a conclusão, crie outras pequenas tarefas e cumpra-as gradualmente.

5 – Dê recompensas a si mesmo.

No começo do artigo, explicamos que a procrastinação ocorre porque nosso cérebro sempre dará preferência a coisas divertidas e prazerosas, mesmo nos momentos em que precisamos nos concentrar. Portanto, é importante dar recompensas a si mesmo como forma de incentivo.

Estabeleça condições para si mesmo para ganhar estas recompensas. Por exemplo: se você conseguiu estudar todo o conteúdo programado para a semana, faça algo que lhe traga prazer, como comprar algo que você queira ou se divertir com um grupo de amigos, como forma de recompensa por ter mantido o foco e cumprido seu objetivo até aqui.

A procrastinação é um problema bem mais comum do que você imagina, atingindo vários estudantes. O segredo para vencê-la é saber como sua mente funciona e usar as dicas apresentadas aqui para potencializar sua capacidade de disciplina e concentração.

Se você é um procastinador, tenha em mente que esse hábito é algo vicioso e não será mudado completamente do dia para noite. Portanto, tenha persistência e dedique-se em aplicar pequenas mudanças em seus hábitos para aprender a se manter focado(a) por mais tempo.

Gostou do artigo? Confira o blog da VeteduKa para acessar outros conteúdos como este.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *