Muitos são os desafios enfrentados diariamente e na carreira veterinária não é diferente. O desafio começa muito antes da graduação. Ao se deparar com a escolha do curso que vai definir as bases da vida profissional – pelo menos no início – é preciso colocar na balança todos os prós e contras. A partir daí começa a primeira mudança: o frio na barriga é inevitável, mas a ansiedade de se aventurar no desconhecido vence o medo inicial e dá entrada para uma das experiências mais inesquecíveis do começo da sonhada profissão.

De acordo com o dicionário Priberam online, ‘‘mudar’’ significa fazer ou sofrer alteração, transformar, modificar, substituir, renovar, dar outra orientação, direção ou sentido. A mudança é difícil e, por muitas vezes, complexa. Sair da zona de conforto, gera incerteza, e isso dá medo. Mas como seres em constante modificação, os seres humanos aprendem a se adaptar ao diferente rapidamente, fazendo com que o diferente se torna o “comum” novamente.

GRADUAÇÃO

O estudante e o recém-formado tendem a se pressionar para conquistar a vaga desejada e, ao mesmo tempo, se auto sabotar por não aparentar confiança na hora de fazer uma entrevista de estágio ou emprego. Antes de realizar qualquer entrevista, ou até mesmo, encaminhar o currículo para uma empresa, é preciso fazer um trabalho de autoconhecimento, conhecer os pontos fracos e fortes para direcionar a carreira e escolhas profissionais. O mercado de trabalho tende a procurar um profissional confiante e competente, que está em constante busca do conhecimento.

Cursos preparatórios, estágios e trainees são ideais para que o estudante conquiste mais know-how na sua área de formação.  Para alguns cursos de graduação, como Medicina Veterinária, por exemplo, existe ainda a residência veterinária, que contribui para que o graduando ou recém-formado, que ainda não decidiu a área de atuação, tenha uma vivência ainda maior na profissão e, assim, conquiste mais segurança e sabedoria na hora de competir no mercado de trabalho.

PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A CARREIRA VETERINÁRIA

Para pensar em uma carreira veterinária, é preciso se planejar. O medo faz parte do trajeto até onde se almeja, mas com um bom planejamento e foco, o caminho pode ficar menos complicado de se percorrer.

Os obstáculos durante a consolidação da carreira profissional são inevitáveis, mas ao se adaptar às constantes modificações e desafios de maneira ágil e rápida, o medo do desconhecido se torna mais um ponto forte que destaca o profissional no meio de tantos outros em um mercado de trabalho que tem como foco alguém confiante e pronto para aceitar novos desafios.

Conheça nossos cursos! Com certeza irão te ajudar nessa fase de início de carreira.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *