Residência Veterinária ultimamente vem sendo uma das principais alternativas para quem é recém-formado ou que já atua na área. Para ser um Médico Veterinário de sucesso, inegavelmente é preciso buscar uma especialização que o capacite para oferecer tratamentos mais adequados aos seus pacientes de tutores cada vez mais exigentes  

Sabemos que o processo até a aprovação não é nada fácil, afinal as vagas vem sendo cada vez mais cobiçadas pelos estudantes e consequentemente as Universidades se tornando mais exigentes nos processos seletivos. Desta forma, o candidato necessita de uma preparação maior para obter sucesso e a sonhada aprovação. 

Atualmente nós temos uma diversidade enorme de maneiras de se preparar, sejam por apostilas, PDF´s, videoaulas, podcast, que permitem com que essa preparação seja cada vez mais eficaz. 

Nessa diversidade de materiais, os cursos preparatórios à distância vêm se destacando, sendo cada vez mais procurados por aqueles que buscam se preparar adequadamente para as provas por oferecerem mais praticidade, flexibilidade, liberdade e conforto. 

Mas será que o aluno sabe estudar?

Como estudar por videoaula? 

Primeiramente é preciso que fique claro que estudar por videoaula não é como assistir televisão. O processo de aprendizagem necessita de atitudes positivas por parte do estudante, sendo assim, o estudo precisa ser ativo! Quem está diante de um preparatório para uma prova da Residência, de forma alguma deve ficar inerte diante de uma tela de computador ou smartphone, assistindo o professor ministrar uma aula por horas. Uma atitude dessa pode estar predestinado a você não se lembrar de quase nada do que foi transmitido. 

Um estudo ativo nada mais é que a sua participação nesse processo, é assumir um papel de protagonista durante a sua preparação, e isso é essencial. 

Mas então, como estudar de forma eficiente por meio de videoaulas? Calma, que vou te dar algumas dicas. 

  •  Quando assistimos televisão, assumimos um papel de mero expectadores, pois nada é esperado de nós quando assistimos uma série ou um filme, diferentemente de quando estamos estudando para uma prova que poderá mudar nosso futuro. Você não deve apenas assistir a videoaula, mas utilizar esse material para estudar. 
  • Ao assistir uma aula, você utiliza material de anotação? Se não, isso precisa mudar e é pra já! É imprescindível ter esse material disponível durante a aula, para que você possa anotar os principais pontos de exposição, principalmente aqueles os quais o professor diz que caem nas provas com maior frequência. Se durante a aula você perceber que está difícil escrever e prestar atenção ao que é explicado pelo professor, dê uma pausada na aula, faça as anotações necessárias e em seguida libere o vídeo. 
  • Outra dica muito importante é: se você continuar apresentando dúvidas sobre o conteúdo que estudou, assista novamente. Você tem esse material disponível em mãos, desta forma, poderá rever quantas vezes forem necessárias. 
  • Uma outra questão importante para quando se estuda por videoaula é não deixar de organizar uma rotina de estudos; ou seja, planejar o que você tem que estudar. Ao estabelecer uma rotina, o que você fizer do momento que acorda até a hora de dormir, vai condicionar seu cérebro a seguir este mesmo padrão no dia seguinte. Alguns estudam apontam que os primeiros 21 dias poderão ser mais desafiadores, mas os seguintes se tornarão mais tranquilos. Aposte em repetir várias vezes o que te levará a aprovação e estudar é o caminho. Coloque os estudos como uma atividade rotineira do seu dia a dia e então perceberá o quanto as procrastinações serão menores e como sua constância nos estudos serão alavancadas. 

E quanto à organização?

Ter disciplina te capacitará a ignorar o que precisa ser ignorado, permitindo que você permaneça focado no seu objetivo de médio a longo prazo, trabalhando e exercendo um comportamento metódico e determinado, cumprindo assim suas metas estabelecidas. 

Para estabelecer uma rotina e uma disciplina, é necessário que haja Organização. Quando se fala em organização, refiro-me a tudo ao que está ligado a Organização Espacial, Mental e Temporal. 

A Organização Espacial é tudo que se refere ao espaço destinado aos estudos; ou seja, ele é limpo, bem iluminado, silencioso e de fácil acesso? Sabe por que? Quanto mais organizado seu ambiente estiver, menos disperso você ficará e consequentemente mais focado e concentrado estará. Então, quanto mais concentração, maior será seu aprendizado. 

A Organização Mental consiste em manter a mente organizada, aquela que sabe para onde dirigir a atenção em um determinado momento, permitindo uma mente mais leve, clara e assim obter maior potencial para o aprendizado. Procure estar calmo durante os estudos, esvazie sua mente por alguns instantes e deixe seu cérebro entender que é a melhor hora de estudar e trace o melhor caminho para alcançar seu objetivo. 

Já a Organização Temporal nada mais é que a administração do seu tempo, de como você se organiza. Pensando em tudo isso eu te pergunto: Você destaca quais são as atividades prioritárias e secundárias do seu dia, ou você vai fazendo o que te der vontade primeiro? Já parou para pensar que querendo ou não, o tempo vai passar e a sua prova ficando cada vez mais perto? 

É super importante que organize seus estudos por meio de um planejamento. Faça uma distribuição por disciplinas a serem estudadas ao longo da semana, se possível atribua tempo e horário para o desenvolvimento de cada ciclo de estudo. Faça pequenas pausas entre uma aula e outra, para momentos de lazer, prática de exercícios físicos e descanso. 

Faça esse teste, alinhe-se a uma disciplina de criar uma rotina para os estudos, pautadas nas organizações de espaço, mente e tempo e os resultados serão surpreendentes. 

Conte sempre com a nossa Equipe e bons Estudos! 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.