Preparamos algumas dicas que irão te ajudar a se preparar para a Prova da Residência!

Se preparar para o a prova da Residência Veterinária tem que ser encarado como um projeto, e um projeto que requer persistência. É preciso dedicação, esforço e sacrifícios, e mesmo para uma pessoa que estuda corretamente, a aprovação no processo seletivo pode não ocorrer.

De uma maneira geral, a maior dificuldade na preparação está relacionado ao uso do tempo. Se programar, direcionar e organizar os seus estudos no decorrer de um período estabelecido de tempo, pode fazer grande diferença no resultado final.

Pensando nisso, a VeteduKa foi estudar e traz algumas dicas para te ajudar a se preparar para a grande prova da tua vida.

Ritmo de estudos

É muito comum começarmos a se preparar de uma maneira intensa, e depois com o tempo, vamos pisando no freio, e o rendimento cai significativamente. Outros, iniciam lentamente, mas nunca intensificam. O ideal é mantermos realmente um ritmo cadenciado de estudos. Um ritmo mais lento pode ser aceitável no inicio da preparação, porém com o decorrer do tempo, é necessário que os estudos ganham corpo e ganham um ritmo equilibrado, aonde você possa aproveitar os conteúdos da maneira correta.

Defina uma meta

A meta é muito interessante para você organizar a preparação. Elas devem ser claras e objetivas, como quantidade de horas de estudo e de simulados realizados. Mas o mais importante é: devem ser possíveis de serem cumpridas. Metas exageradas podem não serem factíveis e podem frustar o candidato. Orientamos a criar um calendário de estudos, onde você possa organizar os conteúdos e subdividi-lo diariamente. Só com muita disciplina você poderá atingir o objetivo.

Foco, foco e foco na hora que está estudando.

Cumprir um plano de estudos necessita não somente de organização pessoal, mas de um ambiente completo, tranquilo e sem situações que podem tirar a tua concentração. Desligue a televisão e o celular. Se isolar do mundo nesse momento é de extrema importância para o melhor aproveitamento. Aos poucos você irá se acostumar e as outras pessoas que você se relaciona também

Direcionamento de conteúdo

Quando buscamos realizar um sonho, “abraçar a causa” e se entregar é muito importante, porém não é tudo. Buscar ajuda em cursos preparatórios e material didático é sim necessário. Esse tipo de auxilio, além de trazer conteúdos, faz um papel muito importante que é direcionar o candidato em realmente o que é importante de ser estudado. Há pessoas que se aprofundam demais em um conteúdo e tem a sensação de que nunca aprendeu o suficiente. O estudo não avança e o candidato nunca chega a saber o mais importante de todas as disciplinas. Aprofundar em um determinado assunto é uma etapa posterior de preparação, e não no inicio.

Avaliação de desempenho

Simular provas com questões de concursos anteriores, ou com novas questões preparadas por terceiros, é muito importante para o projeto de preparação para a Residência. Fazer uma análise da pontuação e visualizar quais disciplinas você não conseguiu um bom resultado, pode oferecer um excelente indicador e fazer uma reorganização do plano de estudos, assistindo novamente as aulas dessa disciplina e despendendo um pouco mais de tempo para ela.

Não despreze as disciplinas

Para a aprovação não podemos só estudar o que temos facilidade. Todas as matérias são importantes. Por exemplo, não é porque vou querer a vaga de anestesiologia de pequenos animais que vou deixar de estudar os conteúdos de clínica médica de grandes animais. Ter um ótimo desempenho em algumas matérias não irão suprir os pontos que você irá perder nas questões de disciplinas que você desprezou nos estudos, e pior, isso poderá custar a sua aprovação. Lembre-se, vai cair todo o conteúdo do edital na prova.

Enfim, estudar para a aprovação no processo seletivo da Residência realmente não é nada fácil. Porém, com muita dedicação, disciplina e uma ajuda para direcionamento e conteúdo com certeza  vão fazer diferença no resultado final.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.