A prática da medicina veterinária já é conhecida desde os primórdios da humanidade. A arte de curar animais é descrita no “Papiro de Kahoun” (encontrado no Egito em 1890), indicando procedimentos de tratamento ocorridos há 4000 anos a.C. em diversas espécies de animais.

No código de Hammurabi, ditado em 1700 a.C, também é possível encontrar referências às tarefas e remuneração atribuídas aos “curandeiros de animais”.

No Brasil

No Brasil, o interesse pelas ciências agrárias surgiu somente em 1875, quando D. Pedro II visitou a Escola Veterinária de Alfort, na França. Ao retornar da viagem, o imperador tentou proporcionar recursos para a criação de uma instituição semelhante no país. Entretanto, somente no século XX, sob regime republicano, foi criada a primeira instituição de ensino da medicina veterinária, a Escola de Veterinária do Exército, em 06 de janeiro de 1910, na cidade do Rio de Janeiro.

Prédio da Escola de Medicina Veterinária do Exército, no Rio de Janeiro. Hoje desativado.

Apesar da primeira faculdade brasileira de medicina veterinária ter sido fundada em 1910, somente em 9 de setembro de 1933, pelo decreto nº 21.133, Getúlio Vargas, o até então presidente da república, normatizou e regulamentou as condições de trabalho do médico veterinário em todo o território nacional, o que marcou o dia 9 de setembro como dia do médico veterinário.

35 anos após a regulamentação foram criados os conselhos regionais e estaduais de medicina veterinária através da lei 5.517, entidades perseverantes até os dias de hoje.

De toda a equipe VeteduKa – feliz dia do médico veterinário para todos os MV’s do Brasil!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *