Instituído no ano 2000 pela World Veterinary Association (Associação Mundial de Medicina Veterinária), o dia mundial da medicina veterinária celebra seus 20 anos, dessa vez com o tema “Proteção Ambiental Para Melhoramento da Saúde Humana e Animal”.

O evento ocorre anualmente, sempre no último sábado de abril e tem como objetivo enaltecer a medicina veterinária e todos os profissionais inseridos nela com suas funções de preservação e tratamento dos animais. Cada edição do evento aborda um tema diferente relacionado à veterinária, incentivando novas pesquisas e discussões entre os participantes com a finalidade de proporcionar melhoramentos para a profissão em escala mundial.

O veterinário, ou equipe de veterinários, que promover a melhor contribuição relacionada ao tema será condecorado com o Prêmio do Dia Mundial da Medicina Veterinária e receberá uma bonificação de $2500,00.

Em 2019, o tema escolhido pela WVA (World Veterinary Assosiation) foi “A Importância da Vacinação”.  A Associação de Medicina Veterinária de Uganda foi a vencedora da edição, apresentando um projeto de vacinação em grande escala, contemplando diferentes espécies e promovendo eventos públicos para conscientização da população ugandense sobre a importância da vacinação e do trabalho desempenhado por médicos veterinários.

Neste ano, o tema é “Proteção Ambiental Para Melhoramento da Saúde Humana e Animal”. Segundo a WVA, “os veterinários, em seu papel de defensores da saúde e bem-estar animal, têm uma responsabilidade e a oportunidade de proteger nosso meio ambiente para as gerações futuras. […] Suas ações podem ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, garantir o descarte adequado de medicamentos e apoiar o uso responsável dos recursos naturais (por exemplo, água e ração) necessários na criação de animais”.

O tema proposto é de alta relevância, considerando que os médicos veterinários têm um papel importantíssimo e crucial para a saúde única, envolvendo a tríade: saúde ambiental, saúde animal e saúde humana.

A medicina veterinária é feita por profissionais apaixonados que mesmo em meio à crise sanitária que estamos vivendo, continuam trabalhando e prestando atendimento a todos os animais necessitados que chegam aos seus consultórios. Portanto: feliz dia da medicina veterinária e parabéns a todos os médicos veterinários espalhados mundo afora!

Clique aqui para ir até o site da WVA e ler outras notícias sobre o dia mundial da medicina veterinária.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *